terça-feira, 25 de setembro de 2012


A história de Peter
Peter é um menino americano com síndrome de Down que até então só havia frequentado escolas especiais e pela primeira vez estava frequentando uma escola regular.
Da mesma forma que no Brasil foi através de uma lei que houve a inclusão e as mesmas dúvidas e posicionamentos surgiram, uns acreditavam que seria um avanço para a educação e outros que os deficientes poderiam atrasar o desenvolvimento dos demais.
Percebe-se que a escola frequentada por Peter dispõem de um bom espaço físico, materiais didáticos e que a organização do espaço na sala de aula é sempre em grupos e as atividades propostas vão sendo realizadas dentro do período no ritmo de cada um, essa foi à sensação que tive ao assistir o documentário.
Quanto à inclusão observei que era um processo que estava sendo construído no decorrer do ano, sempre repensando as ações para promover novas estratégias ou aperfeiçoar as utilizadas e esse repensar envolvia também os alunos.
A adaptação do menino a escola foi gradativa, no inicio tinha dificuldade em se adaptar e se relacionar com colegas e professores o que era reciproco, mas com a convivência e as estratégias aos poucos todos aprenderam a conviver e se relacionar dentro das suas limitações.
A professora em seu depoimento falou do medo e insegurança, e que no inicio não considerava muito o lado cognitivo de Peter o que se modificou durante o processo de inclusão e ela pode perceber que ele tinha potencial e passou a inclui-lo também como parte integrante da turma em todos os aspectos.
Quanto ao relacionamento de Peter com os colegas no inicio tinham muita dificuldade em administrar seus sentimentos se mostrava agressivo e inquieto e inquieto o que assustava alguns colegas, mas depois através das estratégias utilizadas os colegas que começaram a não valorizar atitudes negativas e valorizar as positivas demonstrando o que eles gostavam ou não e assim Peter pode desenvolver aos poucos a habilidade de se relacionar, interagir e trabalhar junto aos demais.
Esta habilidade de relacionamento é muito importante e deve ser estimulada entre todas as crianças. O professor necessita estar sempre atento estimulando e mediando as relações interpessoais, pois o conhecimento é adquirido pela interação do sujeito com o meio e nas relações sociais.
Se Peter frequentasse uma escola brasileira sua história teria o mesmo desfecho, porém de forma mais lenta, pois não dispomos de espaço físico e materiais didáticos adequados. Outra questão que diferente é a forma como mediamos os conflitos, pois normalmente não há um espaço para que os alunos tentem conviver e se entender, pois os pais não toleram qualquer tipo de agressão.

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